Você sabe o que é Nicho de Mercado?

Olá, seja muito bem-vindo(a) ao meu blog, aqui gosto de falar de assuntos pertinentes ao mundo do marketing digital, com conteúdo e posts que poderão te ajudar nessa jornada que será levar sua ideia de negócio ao mundo do marketing digital.

Você sabe o que é Nicho de Mercado?

E hoje, irei falar sobre NICHO DE MERCADO. 
Mais o que é exatamente nicho? Existe alguma definição para esta palavra? E a resposta é... 

...Não. Nicho não se encontra, nicho se descobre através do alinhamento entre a sua essência, a sua competência e o que o mercado quer e precisa. Uma definição dada pelo Wikipedia é “Nichos de mercado são segmentos ou públicos cujas necessidades particulares são pouco exploradas ou inexistentes”. Quanto mais específico você for, melhor será sua descoberta. 

Como exemplo vou citar o nicho o meu nicho de mercado “Negócios > Marketing > Marketing de Resposta Direta > Marketing de Resposta Direta Digital > Lançamentos Digitais”. Percebe que fui afunilando até a última parte do tipo de negócio? Dessa forma eu sei exatamente onde e quem pretendo atingir. Utilizando está técnica você se tornará um especialista ou referência naquele determinado tipo de público ou área de atuação.

Como exemplo, irei citar outros tipos de nicho:

Psicologia > Medos e Fobias > Fobias a Aranhas
Arquitetura > Construção > Acompanhamento de Obras > Gestão de Controle de Gastos
Educação > Educações Alternativas > Cursos em Desenvolvimento Sustentável
E existem uma infinidade deles...

Uma forma bem simples de você começar a pensar no seu nicho é a barra de endereço do Google, isso mesmo, a barra de endereços onde você digita o endereço do site, deixa eu te mostrar como fazer isso...

Fitoterapia...

Arquiterura

Simples, não é? E bem eficiente também.

O Nicho é a mesma coisa que público-alvo?
Nicho de mercado é o produto ou serviço que você oferece ao seu cliente ideal. O seu nicho é o seu “o que” e ele deve ser muito específico. Já o Público-alvo é o cliente ideal para o qual você oferece seu produto ou serviço. Ele é o “quem” do seu negócio e quanto mais específico for, melhor para o seu negócio.

Podemos definir que Nicho de mercado e público alvo são completamente diferentes, mas eles se complementam. Pense em cada um deles separados, mas funcionando em conjunto.

Faça aquilo que você ama
Dentre várias atividades onde podemos atuar, escolha aquela que realmente gosta de fazer. Não vá atrás da modinha do momento, porque isso irá passar e seu negócio terá que se sustentar após esta faze. Pense naquilo que te dará prazer, o que te faz levantar todos os dias, o seu motivo pelo qual você está fazendo aquela atividade. Isso vai te ajudar naqueles momentos onde queremos largar tudo e chutar o pau da barraca...

Escolha algo que você tenha habilidade
É muito importante escolher uma área que você também tenha conhecimento para entregar um serviço com qualidade excepcional. Afinal, uma das melhores maneiras de receber indicações de clientes é oferecer muita qualidade.

Pesquise sobre seu “campo de batalha”
Procure saber o que as pessoas estão precisando dentro do seu mercado. Afinal de contas, não terá retorno financeiro fazer o que ama, se não tem quem compre seu produto. Para descobrir isso, a melhor forma é fazer pesquisas com pessoas dentro do público alvo ou até mesmo com diferentes públicos para ver se existe dinheiro neste nicho de atuação.

Então é isso, vou ficando por aqui, e no próximo artigo irei falar sobre como você elaborar o seu Avatar.

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Forte abraço e até mais!

Williams